23
Set 23

Igreja S. Sebastião.jpg

 

Estação de Garvão

In: www.monumentos.gov.pt

De: José Falcão e Ricardo Pereira, 1977.

Actualização: Paula Figueiredo, 2001.

 

Arquitectura religiosa, vernacular. Capela de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e baixa e sacristia adossada ao alçado lateral esquerdo. Fachada principal em empena e com os vãos em eixo composto por portal de  verga recta moldurado, encimado por janela. Alçados com cunhais apilastrados. Coberturas de madeira, na nave, e em falsa abóbada de berço, em estuque, na capela-mor.

 

DESCRIÇÃO

     Planta longitudinal escalonada, composta por nave, capela-mor mais estreita e baixa, e sacristia adossada do lado esquerdo, de volumes articulados.

     Cobertura diferenciada em telhados de duas águas na nave e capela-mor prolongando-se o da  capela-moremabacorridapela sacristia.

     Fachada principal orientada, rematada por empena semicircular com pináculos piramidais nos acrotérios e encimada por cruz.

     Portal de verga recta adintelada, sobrepujado por janela.

     Sacristia com porta de verga recta adintelada a E., sobrepujada por campanário com olhal em arco de volta perfeita coroado por frontão de lanços.

     No INTERIOR, a nave possui cobertura de forro de madeira em masseira, com púlpito do lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, com moldura e apoiado em pilastras, degrau e grade de ferro fundido.

     Capela-mor com abóbada de berço que arranca de cornija, decorada por estuques com medalhão central representando o Agnus Dei Cadeado por quatro medalhões circulares com cruzes e alfaias; altar-mor antecedido por três degraus semi-circulares e retábulo de alvenaria e decoração estucada com nicho central e duas mísulas laterais.

     Do lado do Evangelho, rasga-se a porta de acesso à sacristia, com cobertura em abóbada de arestas, nicho em arco de volta perfeita e lavabo com ornamentos de argamassa.

ENQUADRAMENTO

     Peri-urbano, junto à estrada que se dirige à estação de caminho-de-ferro de Garvão, antecedido por adro murado, com habitações adossadas do lado direito.

DADOS TÉCNICOS

     Estrutura mista ( nave e sacristia ) e paredes autoportantes ( capela-mor ).

MATERIAIS

     Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cobertura de telha de canudo, pavimento de mosaico hidráulico e tijoleira, estuques.

publicado por José Pereira Malveiro às 12:53

Setembro 2023
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO