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Programa HERCULES da Universidade de Évora

IN: National Geographic, Agosto de 2010

 

A edição de Agosto da National Geographic Portugal conta com uma reportagem dedicada aos projectos do Centro HERCULES (Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda) da Universidade de Évora. O trabalho multidisciplinar do mais recente centro de investigação da universidade e dos seus investigadores foi o mote para a peça "Arte antiga, ciência nova", que destaca a utilização da tecnologia de ponta na investigação e intervenção no património.

São oito páginas dedicadas ao trabalho de análise, por uma câmara de reflectografia de infravermelhos, dos Painéis de São Vicente, presentes no Museu de Arte Antiga, aos trabalhos de recolha de amostras de algumas das antigas pinturas murais do Mosteiro da Batalha, à investigação que está a ser desenvolvida nas pinturas murais de uma ermida no Alto Alentejo e ao projecto de estudo de fragmentos da Idade do Ferro, recolhidos num dos mais importantes sítios arqueológicos deste período, em Garvão, concelho de Ourique.

A iniciativa parte do Centro HERCULES, acrónimo para Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda, uma estrutura da Universidade de Évora, parceira do instituto dos Museus e da Conservação, que procura juntar tecnologia de ponta e uma equipa multidisciplinar para investigar e intervir no património, muitas vezes in situ, reescrevendo metodologias e apresendo resultados surpreendentes.

Constituído por uma equipa de dez especialistas e quatro alunos de doutoramento, o HERCULES está dotado de equipamento científico de topo, que inclui um microscópio electrónico de pressão variável com uma capacidade de ampliação de 300 mil vezes, permitindo a análise de constituição química e elementar de objectos de grandes dimensões. O centro disponibiliza a historiadores e arqueólogos dispositivos pouco comuns nas instituições nacionais. Sinal da dinâmica que o anima, poucos meses após o arranque das actividades, tornado possível pelo apoio financeiro do mecanismo EEA Grants, são mais de uma dezena os projectos em curso, cujo orçamento ultrapassa já 1,5 milhões de euros.

No laboratório, de jeans e botas de montanha, contrariando a ideia feita do cientista descabelado, o geólogo José Mirão, um dos responsáveis do HERCULES, assoma à porta com um estranho objecto nas mãos: é um fragmento de cerâmica da Idade do Ferro recolhido em Garvão, no concelho de Ourique, num dos mais importantes sítios arqueológicos deste período conhecidos na península Ibérica. “Têm sido descobertos neste local pratos com uma forma específica de construção de base, que utiliza um tipo de barro diferente, menos gordo”, explica. “Analisaremos esta amostra para identificar a composição de argilas e a relação que possa existir com os demais achados. Talvez nos permita identificar a origem desta particularidade e nos dê outra perspectiva sobre o mundo naquela época e a relação da região com o resto da península e do Mediterrâneo. “Através da análise química, é possível destrinçar o processo de fabrico e a origem das matérias-primas. Esteticamente, identificaram-se já as influências estilísticas, nomeadamente celtas, mas tamb+em cartaginesas e fenícias. Mas falta a prova dos nove – a química.

A descoberta deste sítio arqueológico em Garvão remonta à década de 1980. Obras de saneamento básico no local revelaram então múltiplos objectos de olaria. Os trabalhos foram suspensos e um arqueólogo foi chamado, identificando o local como um depósito votivo. Seria um depósito onde se arrumariam as oferendas a um templo que até hoje permanece desconhecido, provavelmente nas imediações. Aliás, quem visista o local encontra apenas um barracão que protege o sítio da escavação.

Para além do contributo para estudar os artefactos, o HERCULES tem outro desafio pela frente: identificar a necrópole perdida. Em breve, será utilizado um georradar, equipamento raro em Portugal que, sem necessidade de escavações prévias, sondará o solo em busca de edificções soterradas. Para já, porém, o trabalho de seriação do espólio setá em curso, realizado no Centro  Arqueológico Caetano de Mello Beirão, que funciona na fria cave do cineteatro de Ourique. Esse esforço tem sido orientado por Françoise Mayet, investigadora francesa que, aos 75 anos, vem nos tempos livres a Portugal, no seu próprio carro, tala relevância e paixão por este património. O trabalho  arqueológico, definitivamente, deixou de estar restrito ao campo.

publicado por José Pereira às 15:24

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