.jpg?size=m)
O Jornal de Garvão foi criado pela “Associação Cultural e Defesa do Património de Garvão” em 1994, tendo como objectivo principal divulgar o património histórico-cultural da vila de Garvão e as potencialidades locais de um projecto de desenvolvimento local. O Jornal de Garvão tem procurado divulgar a sua história, o seu património e a sua cultura, tentando consciencializar a população para a sua riqueza arqueológica e histórica e sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteção do seu património como factor de desenvolvimento local e á sua medida contribuir para a criação de empregos, travar o despovoamento progressivo da vila, mostrando alternativas e apontando os factores mestres de um projecto de desenvolvimento local.
publicado por José Pereira às 20:38
Pois é Zé já lá vão alguns anos... parece que foi ontem! Fico contente e de certa forma orgulhoso de saber que existem pessoas com disponibilidade e vontade de pegar num projecto que foi deixado de lado por força das circunstancias mas que muito me deixará ou nos deixara felizes ser for levado por diante... e claro que embora distante sempre irei estar disponivel para colaborar... nao da forma como o fiz á 10 ou 12 anos atrás mas o bichinho cá está... Garvão está no coração... e jámais poderá ser esquecida ou substituida.
Miuitas tardes, noites em pleno inverno na garagem da ambulancia... muitos projectos e ideias e foi lá que o primeiro jornal foi elaborado, discutido... artigo a artigo analisado para não ferir ninguem, mais parecia uma guerra onde todos tinhamos uma palavra contra ou a favor mas que no fim o conceso vinha sempre ao de cima e assim conseguimos criar ideias e por em pratica ideias que têm pernas para andar... o Jornal, o Livro de fotos (um dia la estaremos nós, os doidos que fundaram uma associação numa garagem)... o livro das fotos que marcaram o seculo XIX / XX, a exposição agro-pecuaria e campos de trabalho arqueologico... enfim muito foi feito mas muito mais ainda há para ser fetio por isso espero que quem quer que esteja na renascida associação tenha vontade e disponibilidade, Garvão merece ser reconhecida, Garvão tem uma historia e acredito que se todos trabalharem juntos os frutos serão mais doces e todos ficaram felizes... mais uma vez... toda a sorte do mundo e contem comigo, nem que seja apenas para dar o meu apoio morar.
Jorge Soares
mudar e arrancar o que hoje ainda existe. A exposição agro-pecuaria na feira ... de doidos mas valeu apena, embora e para minha infelicidade nao tenha ficado com nenhuma copia do mesmo faremos sempre parte da historia da vila e de certa forma demos ideias e abrimos os horizontes do que poderia ser feito na vila e pela vila....
Jorge Soares a 16 de Setembro de 2009 às 22:44