03
Ago 14

Para ler o Jornal de Garvão número 20 click em JG20.pdf

 

Vinte Jornais.
Vinte Anos.
O JORNAL DE GARVÃO faz este mês de Agosto vinte anos sobre a sua primeira edição.

Este Jornal número 20 fechará, sem dúvida, um ciclo, um ciclo que ficou marcado pelo voluntariarismo individual dos seus promotores, por vezes à custa de outras necessidades mais prementes.

Procurou-se nestes vinte anos, divulgar a vila de Garvão, divulgando o seu património, a sua cultura e a sua história.
Procurou-se igualmente privilegiar as pessoas, não em função da sua influência ou status, mas daqueles de que não reza a história, não daqueles que achavam que mereciam mas daqueles que de vida simples e humilde achavam que não mereciam. Afinal: O melhor património de Garvão, são as suas Pessoas, são elas que fizeram a História, e é para elas que é este Livro. Sem Elas, não tinha havido Herança, nem tinha havido História, nem este Livro tinha sentido. (in: Garvão-Herança Histórica). (Nunca neste Jornal foi publicado qualquer foto dos seus promotores ou qualquer referência para além da ficha técnica).
Torna-se difícil escrever sobre uma comunidade-vila-freguesia-concelho-jornal vinte anos depois porque ainda há tanta coisa para dizer, apesar do que já se escreveu e já foi dito.
Divulgou-se a sua história, tentou-se conciencialisar a população para a sua riqueza arquelogica e histórica e sensibilisar as pessoas para a necessidade de protecção do seu património como factor de desenvolvimento e á sua medida contribuir para a criação de empregos, travar o despovoamento da vila, mostrou-se alternativas e apontou-se os factores mestres de um projecto de desenvolvimento local.

(mais desenvolvimento no respectivo editorial)

 

publicado por José Pereira às 13:44

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO